A marca Mãe®
Por: Sofia Anjos
Seja pela sua antiguidade ou pela sua universalidade, mas certamente pela capacidade de sobreviver gerações atrás de gerações, a marca Mãe é uma lovebrand.
Uma mãe é uma marca. Assim que uma mulher dá à luz, nascem duas novas identidades: a do bebé e a da mãe. Esta nova identidade da mulher é a marca Mãe®. Possivelmente, uma das marcas mais antigas do mundo. Todos a adoram. A Mãe tem o poder de se manter intacta no coração e preferência dos consumidores, os senhores bebés. Estes são os seus fãs assumidos e, raramente, infiéis. Gostar da Mãe é como gostar de Coca-cola ou de Nutella: quem não gosta, tem pudor em assumi-lo publicamente.
A Mãe é top of mind quando se trata de dar resposta às necessidades do consumidor. "Tenho fome!". Chama a Mãe. "Preciso de dez euros". Pede à Mãe. "Tenho piolhos na cabeça". Coça com os dedos da Mãe. Qualquer aflição, a Mãe vem em primeiro lugar.
A missão da marca Mãe é ter filhos para dar continuidade à espécie humana e cuidar destes até que sobrevivam por si só.
Para levar a cabo o seu objetivo, a Mãe, esperta, alia-se ao pai, o outro gigante do mercado com quem divide a quota. O pai pode ou não ter marca registada. Digamos que os seus direitos autorais nem sempre são fidedignos.
Depois há alguns parceiros com quem convém manter alianças, as avós e avôs, as tias e os tios. E há ainda outros players no mercado que vão e vêm, as empregadas, amas e professoras preferidas, que interessa manter debaixo de olho e atentar às devidas distâncias do coração dos bebés, não vá a quota de amor diminuir. É que a Mãe tem o seu posicionamento muito bem definido no território do amor.
Como todas as marcas, a Mãe também aposta bastante em promoções - até mesmo antes do seu lançamento no mercado, numa estratégia de pré-adesão. Como há, literalmente, mais mulheres que homens, é fácil encontrar mulheres aspirantes a Mães, dispostas a dar um desconto a quem lhes faça um filho. Uma vez brindadas - e exaustas das noites por dormir - são capazes de acionar ofertas de última hora: "Bebé, se comeres a sopa toda, deixo-te ouvir a Xuxa enquanto desfazes o cão de pelúcia".
Mas o segredo para o seu grande sucesso, a razão da sua liderança inabalável, é este: não há cópia possível da marca Mãe. Nem na China.Por isso, talvez seja a única marca no mundo inteiro que não vive da ameaça das marcas brancas à venda no mercado.
Porque Mãe, para o consumidor, há só uma.
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